11/05/2022
CardoFibra
O que são as fibras de poliamida e poliéster?
Esses dois tipos de tecidos são dotados de qualidades, diferenças e semelhanças. Na leitura a seguir, preparamos um breve comparativo entre as duas fibras para que você as conheça um pouco melhor. Confira!
Quando falamos sobre tecidos de alta tecnologia, a poliamida e poliéster são materiais de grande referência. Isso porque ambos são amplamente utilizados na indústria e fabricados com fibras sintéticas que são obtidas a partir de polímeros (plástico).
A fibra poliamida (PA) foi o primeiro fio sintético fabricado no mundo, em meados da década de 1930. Produzidos a partir do polímero Nylon, os tecidos fabricados com a fibra poliamida são dotados de maciez, leveza, conforto e um toque “gelado” que promove a sensação de frescor na pele, muito semelhante ao algodão. Além disso, a poliamida também possui uma excelente resistência ao processo de lavagem, com secagem rápida. Vale lembrar que sua maior aderência no mercado atualmente está associada à moda surfwear e esportista.
Já o poliéster é um tecido sintético que foi fabricado pela primeira vez somente 20 anos depois da poliamida, por volta de 1950. Se comparado ao PA, seu toque é um pouco mais áspero, mas também possui excelente resistência e leveza, com secagem rápida e quase sem riscos de encolhimento ou chances de amassar.
Poliamida ou poliéster: qual o melhor?
A escolha entre esses tecidos sintéticos deve ser tomada com base na finalidade do produto. Vale lembrar que existem poliésteres e poliamidas com composições diferenciadas: enquanto alguns podem ser mais leves, outros podem apresentar maior densidade, ou ainda com outros acabamentos e elementos presentes na composição, como o dryfit, por exemplo. Avalie cada característica para identificar aquele que melhor corresponda a sua necessidade.