Cardo Fibra

09/05/2022

CardoFibra

Como é feito Poliéster?

Na leitura a seguir, você irá conhecer brevemente os principais processos produtivos desse tipo de polímero termoplástico. Confira!

O poliéster é um grupo de polímeros muito utilizado, não somente na indústria têxtil mas nos mais diversos segmentos, incluindo o setor moveleiro e de tecnologia. Este conjunto de fibras sintéticas é derivado do petróleo e pode ser obtido através da reação química entre ácidos carboxílicos e álcool.

A matéria-prima
O principal componente utilizado na produção do poliéster é o etileno, um polímero derivado do petróleo, cujo papel é fundamental na formação química do poliéster. Este processo é chamado de polimerização.

O processo de fabricação
O poliéster pode ser produzido de muitas maneiras, variando de acordo com o objetivo do produto final. Ainda que se distingua conforme a finalidade, é mais comum que ele seja produzido em quatro formatos principais: fio, fibra de grampo, estopa e fibra de poliéster. Cada uma dessas formas possui um processo produtivo distinto. Entenda um pouco melhor:

● Fio de Poliéster: neste processo, cada um dos fios tem sua extensão padronizada, produzindo assim um tecido de superfície extremamente lisa;

● Fibra de grampo: já na forma de grampo, os filamentos são cortados em curtos comprimentos, permitindo que o material possa ser mais facilmente misturado com outras fibras e materiais;

● Estopa: na produção da estopa poliéster, após o desfilamento, os filamentos são unidos, mas de forma menos apertada para que então possam ser o cortados, resultando em um produto ótimo para o setor automobilístico e de limpeza;

● Fibra de poliéster: as fibras de poliéster são separadas de maneira mais volumosa, sendo perfeitas para a fabricação de colchas, travesseiros e vestuário.

O sucesso do poliéster nas indústrias não é mera coincidência. Esse produto soluciona inúmeras situações de nosso dia a dia de forma muito satisfatória, seja em questões de qualidade ou custo-benefício.